Desde o século XVII, a Quinta da Abelheira tem servido Lisboa com os seus legumes, azeite, morangos e, nas últimas décadas, com a aclamada Pêra Rocha do Oeste.

Hoje, no século XXI, a nossa principal preocupação é avançar com uma agricultura sustentável, promovendo a proteção da terra e produzindo produtos de qualidade.

Com mais de 40 hectares, 6 dos quais já certificados como Biológicos, e outras áreas em transição, foi nossa intenção dar um passo em frente e transformar parte da terra Biológica em "Agrofloresta", nomeadamente através da "Agricultura Sintrópica".

Este modelo agrícola foi desenvolvido pelo suíço Ernest Gotsch em meados do século XX e já é considerado uma das técnicas de plantio mais viáveis do ponto de vista ambiental, social e económico.

Inspirado na forma como as florestas se desenvolvem, o processo agrícola é semelhante ao processo natural, tanto na sua função como na sua dinâmica, com múltiplas culturas, que interagem entre si, distribuídas por várias camadas de espaço e tempo.

Os nossos frutos e legumes crescem no meio de espécies florestais. Aqui, o processo agrícola é semelhante ao processo natural, tanto na sua função como na sua dinâmica, com múltiplas culturas, que interagem entre si, distribuídas por várias camadas de espaço e tempo.

Este modelo traz uma melhoria significativa na estrutura do solo e um aumento na retenção de nutrientes naturais no solo.

No âmbito da "Agrofloresta", também iniciámos a "Permacultura", criando um ecossistema sustentável e saudável no qual as plantas e os animais se interligam. Assim, ao viverem no meio da nossa Agrofloresta, as nossas galinhas e ovelhas ajudam no ciclo de nutrientes do solo.

As nossas abelhas, símbolo da Quinta da Abelheira, vivem em colmeias protegidas e são essenciais para a polinização.

Decidimos apostar neste modelo para a Quinta da Abelheira, mais laborioso e exigente, mas sem dúvida mais recompensador, à medida que vimos a qualidade dos nossos produtos, legumes, fruta e ovos produzidos de forma sustentável.

Somos o maior projeto de "Agrofloresta" na Região do Oeste e queremos ser um exemplo para que outros acreditem que é possível praticar uma agricultura diferente.

DESFRUTE DO MELHOR QUE A QUINTA TEM PARA OFERECER

RESPEITO PELO PRECIOSO SOLO